|
Capítulo relativo à
Fazenda São Pedro
do livro
Paraibuna
de
João Netto Caldeira (1933)
|
Quase no ponto extremo do municipio de Parahybuna, para os lados de Santa Branca, encontramos a Fazenda São Pedro, propriedade optimamente installada e digna de figurar, sem nenhum favor, ao lado dos melhores imóveis rurais desta zona.
Pertence aos herdeiros do saudoso João Sant'Anna Filho, tem como gerente o distincto e acatado moço sr. João Baptista Sant'Anna.
A casa da residencia da Fazenda São Pedro é dotada de todos os requisitos necessarios. Comodos amplos muito hygienicos, ventilados, apparelhamento sanitarios, etc. É geralmente apontada como a melhor séde
agricola do municipio.
A area total da propriedade é de mil alqueires. Torna-se digno de nota, a esse proposito o facto de ser terras todas optimas, apesar do trecho immenso que a abrange. No geral, em tamanhas faixas de terra ha manchas boas e outras partes más. Isso não succede na Fazenda São Pedro: o terreno é inteiramente de primeira ordem.
Os cafesaes comprehendem trínta mil pés produzindo. Percorrendo este parte do immovel sentimos verdadeiro enthusiasmo á contemplação dos cafeeiros magestosos, copados, vergando ao peso dos fructos.
Constitue parte importantissima na Fazenda São Pedro, a cultura de cereaes, realisada em alta escala. O sr. João Baptista Sant' Anna, apesar de ainda muito jovem tem o devido tirocinio, adoptando os methodos mais praticos e modernos. Assim, é esplendido o aspecto das numerosas roças de milho, feijão, etc.
Para o benificio do café existe todo o apparelhamento adeguado, começando pelos terreiros grandes, nivelados com escrupulo, dotados de ladrilhos e servidos de optimos lavadores costruidos com inteira solidez.
A machina da beneficiar nada deixa a desejar. É uma Lidgerwood, com os devidos aperfeiçoamentos, podendo produzir 150 arrobas diarias de café seleccionado. Esse machinismo, que corresponde inteiramente aos seus fins, é movido por força hydraulica.
Fica a Fazenda São Pedro a 14 kilometros de distancia de Parahybuna, mas realisa seus embarques pela estação de Jacarehy, a 30 kilometros, empregando carros de bois, auto-caminhão e carroças nos transportes.
Uma especialidade desta grande propriedade, é a fabricação da aguardente. Alem da justificada fama de que gosa esse producto, quando oriundo da zona Parahybuna-Santa Branca, temos a accrescentar o merito do artigo apresentado pela Fazenda São Pedro, no qual, a par com o gosto caracteristico resultante da materia prima bem cultivada, apparece o capricho do fabricante, adoptando methodos originaes, consequentes da longa experiencia e acurados estudos.
As installações para a fabricação de aguardente são modelareas, contando-se engenho, cylindros, depositos e outros accessorios. Quanto aos cannaviaes, occupam 600 quadras.
Completa a secção industrial, uma fabrica de farinha, devidamente apparelhada, em condições de produzir 15 alqueires de producto diariamente. Nessa dependencia trabalham operarios competentes.
Após tratar da parte agricola e industrial, é opportuno referirmos-nos ao desenvolvimento da pecuaria na Fazenda São Pedro. Nesse particular o sr. João Baptista Sant' Anna é tão caprichoso como ao restante.
As pastarias e invernadas abrangem 96 alqueires da area, com plantação de capim superior, ali ficando 30 bois para carro, animaes de custeio e creação de porcos, orçando 250 cabeças.
Vão a quinhentos alqueires de mattas. Não ha palavras para descrever a grandeza e a imponencia desta parte da fazenda. Arvores seculares, de soberbo porte, attestam a immensa riqueza alli armazenada pela natureza.
Para os varios misteres agricolas empregam-se camaradas e 40 familias de bons colonos. Habita esse pessoal quarenta e cinco casas solidas, espaçosas, embora modestas.
Poucas propriedades ruraes pódem dispôr de tanta abundancia de água como a Fazenda São Pedro. Basta salientar que, além do rio Parahyba, ha boas nascentes. Na séde, o producto foi encanado.
O pomar é pequenino, apenas adstricto ás necessidades do gasto. Não obstante, possui laranjas, uvas, bananas e outros fructos seleccionados.
Facilitando a existencia dos numerosos colonos e auxiliares, o sr. João Baptista Sant' Anna installou bom moinho de fubá e um monjolo.
Expiritos religiosos e bons, os proprietarios fizeram erigir linda capella, dedicando-a a São Pedro, que é o padroeiro da fazenda.
[NB. Um pequeno erro do autor:
A construção da capela data de 1870]
Com o mesmo capricho que o leitor nota em todos os demais serviços, tambem foi solucionado o problema de illuminação, que é electrica e produzida dentro do immovel.
Duas tulhas, garage, cocheira, chiqueiros, mangueiròes, paióes, etc; completam a montagem da Fazenda São Pedro.
São Paulo, 8 de janeiro de 1933
Organisação Cruzeiro do Sul João Netto Caldeira